Mensagem aos visitantes...

Olá... eu estou cuidando de muitos blog's ao mesmo tempo, o que está me deixando meio maluca... então eu resolvi postar tudo que eu gosto, faço, indico em apenas um... então, por favor sintam-se convidados a fazer uma visitinha ao: www.artequel.blogspot.com Abraços e espero vocês lá!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LEITURA CURA TUDO! Gabriel Perissé

Leitura cura tudo. É bom para tudo, tudo ajuda, faz de tudo.

Trabalha todas as dimensões intelectuais. Exercita a atenção, a memória recente, a conexão entre fatos e experiências passadas, a linguagem, a imaginação, a capacidade de prever, a capacidade de interpretar, a intuição.

A leitura nos cura do dogmatismo e do ceticismo, do medo e da temeridade, do sentimentalismo e da insensibilidade, da falta de assunto e da verborragia, da indecisão e do fanatismo, da arrogância e da timidez.

Leitura faz bem para os músculos, para os ossos, para os olhos, para os ouvidos, para a queda de cabelo, para os rins, para os intestinos, para as juntas, para as costas, para as pernas, para os pés, para as mãos, para os dedos, para as unhas, para tudo.

Ler resolve problemas de visão, de solidão, de falta de recreação, de impotência, de sonolência, de implicância, de amargura, de cabeça dura, de alergia a fritura, de incultura, de postura, melhora a temperatura, aumenta a estatura, cola as fissuras, cura qualquer gastura, queima todas as gorduras.

Durante a leitura o leitor esquece as torturas da vida, recupera o amor à vida, dá vida a novas idéias, revive vidas passadas, prevê vidas futuras, comunica vida à vida mesma.

A cada leitura o leitor sai de si, reencontra-se, dá a volta ao mundo, mergulha oceanos, perfura a terra, entra em órbita, engole nuvens, desafia o Sol, abraça a lua... E tudo isso sem sair do lugar.

O leitor que lê bebe o leite, bebe o vinho, bebe o café do vizinho, bebe a cerveja, bebe de todos os rios, bebe cicuta, bebe uísque, bebe muito, bebe e cala, bebe e ouve, bebe tudo e continua sóbrio.

Leitura, sobretudo, é remédio para todos os males.

Cura dor de cotovelo, dor aguda, dor cansada, dor surda, dor crônica, dor romântica, dor poética, dor dramática, dor trágica, dor da mente, dor demente, dor da alma, dor de barriga, dor de cabeça, dor de dente, dor de peito, dor que nada respeita, dor difusa, dor confusa, dor fantasma, dor fina, dor grossa, dor incausada, dor ousada, dor para todos os gostos e lamentos.

Leitura cura tudo. E, claro, cura até mesmo o maior de todos os problemas. Cura a própria falta de leitura! Quem lê torna-se incuravelmente leitor. Isto afirmo sem o menor exagero.

Gabriel Perissé é doutor em educação pela USP e escritor.

Website: http://www.perisse.com.br/
Link da Matéria: http://www.correiocidadania.com.br/content/view/2007/53/

P.S.: O que é bom teve ser compartilhado, obrigada Robson pela dica
Blog's do Robson
http://nteitaperuna.blogspot.com
http://robsongarciafreire.blogspot.com

3 comentários:

Robson Freire disse...

Olá Raquel

Sabia que você ia gostar do texto. Simplesmente demais. Olha se ler cura tura tudo eu nunca vou ficar doente, pois "preventivamente" estou lendo 3 livros. Sério, tenho sempre um na mochila para os já eventuais problemas urbanos (engarrafamento, filas, etc) (o livro é "a menina que roubava livros"), um sobre educação, um sobre TICs e um do Fernando Pessoa, pois poesia e meu fraco.
Vou de indicar um blog sobre escrita coletiva bem legal, da uma olhada no Palavras de Papel ( http://palavras-de-papel.blogspot.com/ )e depois me diga o que achou.
Parabéns pelo seu blog e pelas indicações ao Prêmio Dardos.

Ana Paula Bernardes disse...

Olá Raquel,
Os Roedores de Livros agradecem a sua indicação. Que os livros continuem a alimentar seu apetite. Abraços de letrinhas.

Joseane Oliveira dos Santos disse...

Olá Raquel,
agradecemos a indicação ao prêmio Dardos.
O seu blog continua com dicas maravilhosas.
Beijos

Olha que recepção...